top of page

compartilhando as boas -novas

O dia que preguei no CORREDOR DA MORTE nos EUA

Updated: Oct 4, 2020

Quando fiz 30 anos, sai para caminhar com o Espírito Santo e comecei a questionar sobre a minha solteirice.

“Se eu tivesse casado com vinte poucos anos... com filhos e talvez fazendo missões em algum lugar...” e Naquele momento o Espírito Santo interrompeu meu pensamento e

“... Você não teria entrado para corredor da morte para pregar o Meu Evangelho”.

Naquele segundo um silêncio tomou a minha mente e meu coração e o Espírito Santo começou a me lembrar daquele dia.

foto oficial do seminário do BSSM dentro do presidio.


Era final de fevereiro de 2017 durante o meu seminário na Califórnia, o Senhor me levou a juntar uma equipe de estudantes para uma viagem de ministração nas prisões em Huntsville Unit no Texas.


Todos sabem que o meu coração é para mulheres que vivem em prostituição e crianças em vulnerabilidade a conhecerem a Cristo, mas o voto de vida que fiz ao Senhor foi “me leve aos lugares mais escuros, para que Jesus seja proclamado.” Por um convite da líder da viagem, pastora de missões na Bethel Church, me disse o seguinte versículo “Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.” Mateus 25:36. Ela me disse que este foi um comando que o próprio Jesus nos deu.


Então embarquei nessa jornada com Jesus.


Visitamos vários presídios, desde unidades para mulheres até menores infratores. Lecionamos em um seminário do BSSM dentro do presidio e uma reunião com todos os diretores de penitenciaria do Texas com o secretario do estado em segurança pública. Nesta reunião havia um antigo pastor batista que era diretor do único presidio no Texas a ter um “Death Row”, corredor da morte.


Então após um dos ex-detentos compartilhar seu testemunho de transformação em Jesus na reunião quando trocava cartas de discipulado com o atual Pastor do Jesus Culture Banning Liebscher e que aquelas cartas radicalmente mudou a sua vida e o fez a render-se a Cristo e ser transformado pelo Espirito Santo, este ex-pastor batista nos convidou a visitar a unidade penitenciaria de segurança máxima dos EUA (o ministério local que nos recebia para a ministração já orava durante anos para entrarmos nessa unidade e Deus fielmente concedeu à visita).


Lembro que foi uma quarta-feira quando visitamos aquele lugar, entramos na unidade por volta das 8:00 horas da manhã (Tirar o visto e passar pela imigração dos EUA foi mais fácil que pela segurança desse presidio).Toda hora eles falavam em nossos ouvidos “Nenhum recado ou situação atual externa passa daqui ou algum recado dos presidiários para fora. Caso isso aconteça você juntará a eles por mais oito anos”.


Então tudo que falarei daqui para frente será algo que foi acordado com os líderes da viagem juntamente com o governo local dos EUA, somente poderia publicar essa história após a morte do rapaz a qual pregamos o evangelho no presidio.


Durante a nossa visita, oramos por alguns encarcerados e alguns foram curados de dores nas costas, dores de cabeças e até depressão. Mas no meio da visita o diretor conversou com a nossa pastora, ela somente disse para nós, onze seminaristas do BSSM, “Depois desses portões, talvez vocês serão as últimas pessoas que eles verão na vida, além dos policiais, advogados e reporteis....” .


Passamos por vários portões e mais uma vez uma verificação. Então o diretor disse “Vocês estão no corredor da morte, por mais de dois anos nenhum capelão veio visitar esse lugar”.


Eu, Elaine, não entendi nada, porém somente me dei conta quando vi a sala que eles aplicam a injeção letal... EU ESTAVA ENTRANDO EM UM DOS LUGARES MAIS OPRESSIVO QUE JÁ ESTIVE. Entramos no pavilhão, os presidiários gritavam, batiam na janela de proteção da tela e falavam todos os tipos de palavrões que você poderia imaginar....


Então começamos a fazer pequenos grupos de oração (dentre 4 à 6 pessoas) e assim cada equipe poderia orar por um preso.

Naquele momento o policial falou “Alguém aqui fala em espanhol?” a pastora disse “a Nany! Vocês brasileiros falam português, mas podem entender o espanhol...” - Sabia que era o Espírito Santo que havia escolhido essa viagem para mim, então não hesitei em responder “Sim, posso ajudar...”. Então subindo o pavilhão com mais uns 4 alunos e um policial, ele começou a nos explicar. Que tínhamos 10 minutos com o rapaz, não podia passar informações ou dar a opinião do crime dele e eu tinha que traduzir tudo conforme eu entendia em espanhol.... Falava um pouco de espanhol, então pedimos ajuda ao Espírito Santo para sempre comandar naquele encontro.

Todo condenado a morte nos EUA da uma entrevista a BBC, se você quer assistir a entrevista dele click aqui.


Chegando na cela do detento, nos apresentamos e perguntamos se ele gostaria de uma oração. Ele disse que sim e começou a contar o crime pelo qual ele estava ali... Havia matado policial em um situação de tentativa de roubo, havia deixado sua filha no México com a sua mãe (nós fomos orientados a não comentar e nem dar opinião sobre o caso), falei a ele que todos nós éramos pecadores e que Jesus havia morrido por nós, voltei a perguntar:


_ Quer que oremos por algo para você?

Ele:

_ Pelo meu filho e pela minha mãe, eles estão no México e não sabe que estou preso, nunca mais eles iram me ver. Quero que meu filho seja um bom juiz e cuide da minha mãe. Ela cuide do meu filho e que seja um homem de bem, talvez um juiz, assim como vocês.

Pessoas da nossa equipe se viram para chorar, eu segurei as minhas pois estava liderando a equipe. Lembrei dessa passagem e li para ele a seguinte passagem:


Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:7-14

Então falei:

_ Você não pediu nada para você, nem justiça ou para que Deus o tire daqui, mas pediu para o seu filho e sua mãe. Você pode orar por eles? E orar para que abençoe o nosso trabalho aqui hoje?

Ele respondeu:

_Sou católico!?

Respondi:

_Não tem problema. Peça em nome de Jesus.

Então ele orou, foi uma das orações mais lindas que eu já ouvi. Ele segurava as mãos e seu corpo todo tatuado pedindo para Deus guardar a sua família e abençoar esses pastores que deixou a família deles para o visitar.

Uma pessoa da equipe o levou a uma oração de perdão e salvação. Alguns instantes depois aquele pavilhão ficou em silêncio, outras três equipes orava por outros encarcerados. O Policial que nos acompanhava disse que trabalhava ali por quase cinco anos nunca viu aquele lugar com tanta profunda paz e silêncio.

Jesus visitou aquele lugar e o Espírito Santo tocou em amor, graça e misericórdia as almas mais inquietas e perturbadas da face da terra.

E por Sua graça e em Espírito de submissão de obediência podíamos testificá-lo naquele lugar, então assim participar dos “negócios do nosso Pai, por intermédio de Cristo pelo poder do Espírito Santo” foram essas palavras que o Diretor daquela unidade nos abençoou.

Agora voltando a conversa que tive com o Espírito Santo naquela tarde de caminhada... Pôde lembrar desse testemunho, Ele me lembrou do meu voto de vida “me leve aos lugares mais escuros dessa terra, para que Jesus seja contemplado”. Quando temos uma mente que estamos vivendo para eternidade, a nosso tempo como solteiro é para nos levar uma maior contemplação em tempo integral a face do nosso Senhor e a testificarão de Jesus Cristo. Pois estamos criando um banco de benção e graça em legado para nossa família, seja ela através da benção do casamento ou da família em Cristo.


Com Amor Elaine Arruda. (Nany)

120 views0 comments
bottom of page